Menu

Obras de consolidação de estrutura de São João Batista

21 OUT 2020
21 de Outubro de 2020

Retomada pelo Iphan a Etapa que trata da conservação do Sítio Arqueológico de São João Batista aqui em Entre-Ijuís. Durante os últimos meses estas mesmas obras foram necessárias para manutenção dos Sítios remanescentes de São Lourenço e São Miguel das Missões. Este trabalho está sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A responsabilidade profissional destas ações estão a cargo de André da Silva, arquiteto. A Mestre em geociências, Verônica Benedetti também acompanha os trabalhos.

A ação dos restauradores se verifica nas obras remanescentes (pedras e muros), onde os trabalhos são realizados para evitar a degradação dos muros ou paredes históricas com o propósito que com o passar do tempo as pedras possam cair ou danificar.

Como mostram as fotos, cada pedra é numerada e será trabalhada de forma única, afim de que seja retirada toda e qualquer espécie de sujeira.

A obra também inclui as estruturas em ruínas dos sítios de São João Batista e São Lourenço. Segundo o Iphan, ao todo, o conjunto de ações conta com investimentos de mais de R$ 656 mil.

Os trabalhos de consolidação nos sítios chegaram a ser iniciados em março, com a execução de serviços preliminares relativos a instalações provisórias, mas foram interrompidos em seguida devido às medidas de segurança recomendadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Agora, as obras estão sendo retomadas, começando pelo sítio de São João Batista, com uma previsão de 12 meses de execução. Complementando, os serviços previstos visam estabilizar estruturas desagregadas, sanar pontos de infiltração e realizar tratamentos para evitar o ingresso de novos pontos de umidade, problemas que decorrem do desgaste natural das edificações ao longo do tempo e de eventuais intempéries.

Voltar

Radio Assocei FM 98.7
Rua Jocundo Suliman, 815 - Centro
Entre-Ijuís - Rio Grande do Sul

(55) 3329-1700 

(55) 9 8433-0502 

Tenha também o seu site. É grátis!