Menu

MAIO VERMELHO DE LUTA CONTRA CÂNCER BUCAL

25 MAI 2021
25 de Maio de 2021
Metade das pessoas acometidas pelo câncer na boca morrem por complicações da doença, o que poderia ser evitado com diagnóstico e tratamento precoces.
Para marcar os 15 anos da lei que instituiu no Estado o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, a Assembleia Legislativa através da Comissão de Assuntos Municipais realizou nesta terça-feira (15) uma ampla audiência, proposta pelo deputado Eduardo Loureiro. A atividade faz parte da Campanha Maio Vermelho de combate e prevenção ao câncer bucal.
Coordenadora do Maio Vermelho entre as entidades da odontologia, a especialista em patologia bucal e estomatologista Juliana Romanini fez um histórico da Lei 12.535 de 2006, de autoria do então deputado Adroaldo Loureiro, afirmando que ela deu impulso à luta pela saúde bucal e acabou fomentando a Campanha Maio Vermelho.
Também odontólogo, Vinicius Carrard trouxe três temas ao debate.
“Precisamos tornar compulsórias as notificações dos casos, incentivar os municípios a aderirem aos centros de especialidades odontológicas e avaliar a estrutura da rede pública de saúde para realização de cirurgias de cabeça-pescoço”, sugeriu Carrard.
De acordo com Tatiana Lafin, da Secretaria de Saúde do Estado, atualmente o Rio Grande do Sul possui 39 Ceo’s (Centro de Especialidades em Odontologia), sendo sete deles de referência regional.
Além disso, outros dois novos Ceo’s estão com pedido de habilitação junto ao Ministério da Saúde.
O deputado Loureiro colocou a Comissão de Assuntos Municipais à disposição para buscar junto à Famurs uma parceria para ampliar a Campanha Maio Vermelho nas cidades e melhorar a capacitação dos profissionais da rede pública que atuam na área, no sentido de diagnosticar o câncer bucal precocemente.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado.
Voltar

Radio Assocei FM 98.7
Rua Jocundo Suliman, 815 - Centro
Entre-Ijuís - Rio Grande do Sul

(55) 3329-1700 

(55) 9 8433-0502 

Tenha também o seu site. É grátis!